terça-feira, 21 de outubro de 2008

Histórias e paisagens Recifenses


TEMA: Histórias e Paisagens Recifenses

Responsável ; Profª Gleise Costa mat.:705750
Local de Implantação :Escola Municipal Paulo VI
Ano: 2008
OBJETIVOS :
Gerais-
· Apresentar a cidade do Recife suas histórias e suas paisagens .
· Disponibilizar elementos de pesquisa em meio eletrônico e meio imprenso e suas releituras pelos grupos.

Específicos-
· Explorar atividades de leitura e escrita .
· Ampliar o repertório de informações históricas e culturais sobre a cidade do Recife.
· Familiarizar o grupo com o universo Web,e o laboratório de informática da escola.
· Ouvir colegas e responder perguntas sobre o assunto.
· Elaborar entrevistas ,relatórios escritos de pesquisas na comunidade.
· Expor de forma harmônica suas idéias em painéis com uso de texto ,ilustrações e desenhos, respeitando as regras preestabelecidas de confecção de painéis, cartazes etc.
· Participar com autonomia e responsabilidade das atividades propostas respeitando as regras estabelecidas
· Discutir sobre diferentes maneiras de “LER” o Recife.
· Usar a fala em situações formais e com a estrutura de uma exposição oral –Ex. Seminários,relatórios ,jogos ,etc.
· Utilizar técnicas de produção textual , relatórios , fichas resumos , resenhas,etc.
· Produzir material de apoio como cartazes, mapas,desenhos ilustrativos etc.
· Respeitar regras de convivências e prazos.
· Elaborar em cada grupo uma ficha de avaliação individual por grupo.
Seqüência Didática
CONTEÚDOS: A História e a Cultura Recifense .
TURMAS: Ciclo três Anos dois Turmas
TEMPO ESTIMADO: 20 aulas- 1 aula por Semana de História do Recife
DESENVOLVIMENTO:
1º Etapa-
· SONDAGEM Oral - fazer o levantamento o que cada aluno conhece da cidade do Recife e de sua história.
· SUBDIVISÃO EM GRUPOS -os grupos devem ser reorganizados possibilitando a heterogeneidade de níveis de leitura,habilidade gráfica e de oralidade ,conhecimento sobre o tema, e disponibilidade de recursos .
· SONDAGEM Escrita -Solicitar aos grupos a primeira produção escrita do que eles conhecem sobre a história da cidade , localização, paisagens , vegetação clima , IDH, problemas, monumentos, artistas, culinária. [Utilizando a técnica da ciranda produtiva.]
2º Etapa
· ELABORAR FICHA RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL- cada grupo elabora seus critérios de avaliação e participação individual dos membros , que deverá ser preenchido ao término de cada aula.E somado os pontos.
· COLETA DE Fatos - Solicitar ao grupo que entrevistem membros da família e comunidade sobre histórias e “ CAUSOS” da comunidade e da cidade [trazer por escrito para roda de leitura]. Montar um varal Coletivo .
· COLETA DE Imagens – Solicitar ao grupo que coletem revistas ,jornais,fotos etc, sobre o Recife .Montar um varal Coletivo .
· LOCALIZAÇÃO Espacial –Apresentar aos grupos o Recife com uso de mapas e globos.
· FOCALIZAR PERÍODOS HISTÓRICOS PARA ESTUDO –Elencar com o grupo
· LOCALIZAÇÃO Historica – Elaborar uma linha de tempo com o grupo no varal com imagens e fatos mais significativos ocorridos no Recife de 1500 aos nossos dias.

A]Com cortes para gêneros, etnias, classes sociais,escolarização e cotidiano.

B]Explorar os temas com aulas utilizando várias técnicas de dinâmicas de grupo.

C]Jogos de responda sim ou não sobre a história e símbolos do Recife.

D]Caça palavras de expressões da cultura e culinária pernambucana.

E]Jogo dos erros utilizando transparências de matérias de jornais de grande circulação na cidade sobre pichações ao patrimônio e ações contra turistas. F]Estudo dirigido de livros sobre a historia oficial da cidade e entrevistas a comunidade[apresentar a técnica de entrevista ao grupo ]

G]DVD de fotos da cidade,DVD com a biografia dos poetas e trechos de obras .

H]Circuito cultural com o uso das agendas fornecidas pela prefeitura. [CANCELADO POR NÃO CONSEGUIR ÔNIBUS .]
3º Etapa
· Leitura Oral pelo Professor - Nassau e o boi Voador de Flávia Maria Peixoto .
Trabalhar com o grupo o vocabulário, fazer as leituras de imagens , reler trechos mais significativos .Listar tópicos de aprofundamento para pesquisas.
· Visitar a biblioteca escolar – Utilizando a Listagem de Tópicos de Aprofundamento levantado em sala , a visita a biblioteca deve ser orientada , como utilizar a bibliografia disponível como consultar Sumários e Índices. Apresentar ao grupo uma Enciclopédia em médio físico [papel] , fazer a orientação de como se efetivar uma pesquisa um resumo , uma citação bibliográfica simples,etc.
· Visitar ao laboratório de informática –familiarizar o grupo da etiqueta básica do uso dos computadores escolares[regras,restrições] .

A]apresentar sites de buscas como ferramentas de pesquisas comparando aos utilizados na biblioteca escolar.

B]Explorar o site da prefeitura da cidade do Recife , imagens e histórico da cidade.

C] Propiciar um período de exploração livre e compartilhar com os outros grupos seus achados.

D] Orientar para a leitura de uma página específica publicada na Web sobre as paisagens do Recife. http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?entrID=497

E] Orientar os grupos para a leitura do texto sugerido e transcrição de trechos considerados já observados nas atividades desenvolvidas .como por exemplo quem foi Nassau , as frutas, meios de transportes, a cultura local,pontes,paisagens,etc. E trechos a explorar .

4ºEtapa
· EXPLORANDO O TEXTO– LEITURAS DE UMA PAISAGEM – O RECIFE transcrever o texto para um painel em papel madeira permitindo um bom espaço para releituras dos grupos ,acréscimos de desenhos e colagens . A] Orientar os grupos sobre técnicas de como falar em público. B] Cada grupo deve socializar suas produções oralmente a frente da sala .
· CONFRONTANDO TEXTOS – explorar vários meios, revistas, jornais, cartas , versos, literatura de cordel,quadrinhas,etc.Propiciar aos grupos acesso a várias estilos , fazendo várias leituras e confrontando temas , expondo no varal as fichas de leitura com suas criticas . Elencar os textos os Dez+, e expor as resenhas para um circulo de leitura e releituras agora com as resenhas ao lado para comparações.
· PRODUZINDO JORNAL DE PAREDE – Cada grupo deverá elaborar uma material para o jornal da sala que deve conter horóscopo do Recifense, uma manchete central, uma material cultural, uma matéria de culinária , uma matéria de esportes.Todo o material deverá ser produzido pelos grupos e montado um jornal de parede com desenhos feitos pelos alunos, usando o dicionário e respeitando o estilo de cada grupo , mas orientando para a norma culta. OBS>: Não poderá ser digitado, pois o laboratório não dispõe de impressora.


MATERIAL NECESSÁRIO:
Mapas -Mundi, Américas, Brasil, Nordeste.Globo terrestre.Dicionários, enciclopédias, livros da biblioteca da escolar e livros trazidos pelos alunos.
Papel Madeira,Cantas Coloridas,lápis de cor de cera, cola, tesoura.
Bibliografia disponibilizada para os grupos, acesso ao laboratório de informática, TV DVD.
Barbante e pregadores de roupa,Grampeador
Jornais, fotos impressas e DVD de fotos , revistas,cartões postais,[contribuições dos alunos e familiares]
AVALIAÇÃO:
· Socializar suas criticas e expectativas sobre o trabalho em relatório escrito observando os avanços conquistados sobre o tema desenvolvido .
· Observar avanços nas posturas e na oralidade das apresentações orais.

Bibliografia Utilizada:
1-Peixoto,Flávia Maria .Nassau e o boi Voador.Recife:Bagaço,1997. 32p.II.
2- http://www.psicopedagogia.com.br/opiniao/opiniao.asp?entrID=497
3-Dicionários , jornais,revistas, e livros da biblioteca escolar.
imagens :
01] LIVRO UTILIZADO NO PROJETO
02] Imagens do projeto em execução :
Imagens IMAGENS
Preparando Jornal de Parede Resenhas de livros

Confrontando as resenhas dos textos já lidos Estabelecendo as regras de
participação e avaliação .

Debates Pesquisas em vários livros ,jornais ,revistas etc.
ANEXOS:
I-
CIRANDA PRODUTIVA – a classe é dividida pares e impares [ou cores 2 cores] sentam-se em círculo com o centro da sala com vários cartões temas virados para baixo de forma desordenada com propostas de produção escrita sobre o assunto abordado ao ouvir o sinal todos os alunos em posição impar nas cadeiras levantam correm e pegam um cartão escrevem sobre o que lhe foi solicitado e recoloca o cartão com adesivo na parede em forma seqüencial e ordenada o grupo que atingir o maior número de temas produzidos será vitorioso. OBS.: A produção deve respeitar a norma culta, os temas devem ser repetidos para cada grupo de cor, ao termino da dinâmica os grupos devem ler em voz alta o que o outro grupo produziu. Cada cartão vale um ponto na competição.
VARAL – Um barbante fixado na sala com pregadores de roupa na altura dos olhos [dos alunos de pé] onde é fixado textos , relatórios imagens , mapas reportagens resenhas etc.JORNAL DE PAREDE – é na verdade um cartaz com texto ,imagens com a estrutura básica ,distribuição de texto e imagens de um jornal , totalmente produzido pelos alun

Nenhum comentário: